Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
9 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    O que é concordata?

    Direto ao ponto!

    Publicado por Rafael Aires
    há 3 anos

    Vez ou outra ouvimos falar da concordata, mas no dia a dia não. Isso é porque no Brasil, a concordata já não existe mais desde 2005, quando foi substituída pela recuperação judicial, a qual se assemelha à concordata americana.

    Conforme a Lei de Recuperação de Empresas, a companhia que não tem condições em honrar seus compromissos (isto é, que sabe que não vai conseguir pagar todas as suas dívidas) elabora um plano de recuperação.

    Este plano de recuperação precisa ser aprovado por seus sócios e credores (incluindo os funcionários). Se o plano for aprovado pelos credores e pela justiça, a empresa ganha dois anos para equilibrar as contas e pode renegociar os débitos.

    Segundo Francisco Barone, professor de finanças da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV) "Basicamente, você posterga as dívidas enquanto tenta recuperar sua rentabilidade".

    Contudo, para pedir a recuperação judicial, a empresa precisa provar: a) primeiro que não tem condições de pagar as dívidas, e b) mostrar que pode se tornar viável. O douto professor Keyler Carvalho Rocha - professor de finanças da Fundação Instituto de Administração (FIA) e da Faculdade de Economia e Administração da USP - explica que "isso acontece com empresas que estão com uma dívida enorme e rentabilidade negativa. O problema maior não é a dívida, mas a rentabilidade baixa. Nesses casos, a empresa vai procurar agilizar o mercado, por exemplo, fazendo novos produtos com custos menores".

    O efeito negativo do insucesso do plano de recuperação ocorre quando:

    A) ficar constado que a empresa já não tem condições de se recuperar; ou

    B) se depois do prazo de dois anos a empresa ainda não se recuperou,

    Deste modo, após essa constatação é decretada a falência, que significa o encerramento das atividades. "Nesse caso, são vendidos todos os ativos da empresa, principalmente os bens imóveis, para pagar primeiro as dívidas com o governo, depois os empregados e, por fim, os credores", explica Francisco Barone. Ou seja, a recuperação judicial existe exatamente para evitar que a empresa feche suas portas.

    "A ideia básica é que a empresa envolva interesses da própria sociedade. Ela não pode fechar porque tem empregados, fornecedores, clientes e paga impostos ao governo. Todos estão interessados na continuidade dos negócios", diz Keyler Rocha. É por isso que, nos Estados Unidos, empresas como a Chrysler e General Motors, pediram concordata e receberam ajuda do governo para salvar suas dívidas e continuar em atividade. Imagine quantos empregos seriam perdidos e quantos fornecedores também precisariam fechar as portas caso essas empresas fossem à falência.

    • Sobre o autor𝑨𝒅𝒗𝒐𝒈𝒂𝒅𝒐 𝑬𝒔𝒑𝒆𝒄𝒊𝒂𝒍𝒊𝒔𝒕𝒂
    • Publicações39
    • Seguidores48
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações739
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-que-e-concordata/1255235892

    Informações relacionadas

    Anna Morais, Estudante de Direito
    Artigoshá 7 anos

    Processo de Falência: Requisitos para Ação Falimentar

    Arthur Sales, Advogado
    Modeloshá 2 anos

    [MODELO] Ação Revisional de Alimentos c/c Tutela de Urgência de Natureza Antecipada

    Artigoshá 10 anos

    Diferenças entre o Instituto da Concordata e da Recuperação Judicial

    Artigoshá 10 anos

    Concordata Judicial e suas modalidades

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 16 anos

    Que se entende por encampação, em Direito Administrativo? Confunde-se com a Teoria da Encampação, relacionada ao MS?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)